A origem das Santas Casas no Brasil

Em agosto de 1498, surgiu em Portugal a Irmandade da Misericórdia, entidade com fins humanitários, instituída com o compromisso da Misericórdia de Lisboa, inspirada no exemplo de caridade de Frei Miguel de Contreiras e patrocinada pela Rainha Leonor de Lancastre, esposa de Dom João II. Esta Irmandade, constituída por 300 membros, metade nobres e metade plebeus, gerou uma visão mais sensível do mundo, originando um número cada vez maior de Casas de Misericórdia por todo o país.

A primeira Casa de Misericórdia do Brasil, denominada “Hospital de Santos”, foi fundada por Braz Cubas, em 1543, com o objetivo de exercer a caridade onde quer que houvesse dor física ou moral a aliviar. Mais tarde, foi eliminada também a discriminação entre nobres e plebeus para membros da Irmandade.

A partir de 1839, com a Lei nº 148, ficou livre a criação de hospitais de caridade em todas as cidades que deles carecessem, concedendo-lhes favores e auxílios. Era o início da história das misericórdias brasileiras, atuantes no processo de evolução da medicina e do senso filantrópico da população.
Atualmente, no Brasil, as Santas Casas somam mais de 2.500 hospitais, espalhados em todo o território nacional, responsáveis por cerca de 50% do número de leitos hospitalares existentes no país, na maioria dos casos, consolidando-se como Centros Regionais de Referência e Excelência Médica.

Conheça a Santa Casa de Nova Granada

Há mais de 50 anos, a Santa Casa de Nova Granada oferece atendimento médico de qualidade, com foco na humanização e no bem-estar dos pacientes.

Desde sua fundação, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Nova Granada tem como objetivo atender aqueles que mais precisam, especialmente os mais vulneráveis financeiramente, sem fins lucrativos.

Estrutura

A Santa Casa oferece diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, além de internações, consultas, diagnósticos e cirurgias de pequeno a médio porte, atendendo tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) quanto por convênios particulares.

A população de Nova Granada conta com atendimento 24 horas, por meio do Plantão de Urgência e Emergência, com uma equipe especializada e capacitada para oferecer um atendimento assertivo e humano.

Pronto Atendimento 24h

Urgência e Emergência

Unidade de Internação

Centro Cirúrgico

Centro de Imagens

Unidade de Fisioterapia

SND (Serviço de Nutrição e Dietética)

Farmácia

Serviço Social

Especialidades

Anestesiologia

Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica é uma especialidade médica que visa a reconstrução ou restauração de partes do corpo humano, seja por razões estéticas ou médicas. É uma área versátil, pois o profissional pode atuar em quase todo o corpo, como crânio, face, pescoço, tronco, membros e genitália.

Clínica Geral

A Clínica Médica é a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia. O médico desta especialidade é responsável por avaliar o paciente de maneira completa e está apto a resolver a maioria das enfermidades, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.

Fisioterapia

Sua especificidade está no trabalho de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde das pessoas, com foco em promover o desenvolvimento, a manutenção e a recuperação da mobilidade e da capacidade cinética funcional, visando melhorar a qualidade de vida do paciente.

Ginecologia

​​Especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, a ginecologia tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.

Ortopedia

Ortopedia é a especialidade da medicina que cuida e trata de problemas de saúde relacionados ao nosso sistema locomotor. Isso inclui doenças, lesões e traumas que ocorram nos ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e cartilagens.

Urologia

A ortopedia é a especialidade médica que trata de problemas do sistema locomotor, que inclui os ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações e cartilagens. O médico ortopedista é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças e distúrbios que afetam essas estruturas.

Exames realizados

Análises Clínicas

Os exames de Análises Clínicas são popularmente conhecidos como exames de laboratório ou laboratoriais. A especialidade estuda materiais biológicos como sangue, urina, fezes, entre outros. O seu objetivo é indicar, de forma precisa, alterações e disfunções que podem causar ou confirmar suspeitas de doenças.

Eletroocardiograma

O Eletrocardiograma é um dos exames mais importantes e utilizados na cardiologia – especialidade da medicina responsável por diagnosticar e tratar doenças que atingem o coração. Como sugerido já no próprio nome, o exame de eletrocardiograma faz uma espécie de análise dos impulsos elétricos do coração, apresentando essa atividade em um gráfico e permitindo que, por meio desse monitoramento, sejam identificados desde pequenas anomalias, como uma leve Arritmia Cardíaca, até um Infarto.

Endoscopia

A endoscopia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo e trato gastrointestinal.

Pequenas Cirurgias

Pequenas cirurgias, também conhecidas como cirurgias ambulatoriais, são procedimentos cirúrgicos de menor complexidade que podem ser realizados em clínicas, sob anestesia local, e sem a necessidade de internação.

Radiografia

Exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo. O Raio X serve para avaliar as condições de órgãos e estrutura internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evoluções de tumores e doenças ósseas, entre outros.

Retoscopia e Anuscopia

A retoscopia é um exame que tem o objetivo de visualizar alterações ou doenças que afetam a parte final do intestino grosso. Na retoscopia, é introduzido um tubo, que pode ser rígido ou flexível, com uma câmera na ponta, no ânus do paciente, para detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores, por exemplo.

A anuscopia é um exame seguro e eficaz para avaliar o canal anal e o ânus. Ele é indicado para diagnosticar alterações como: Hemorroidas, Fissura anal, Fístula perianal, Incontinência fecal, Varizes retais, Câncer, Doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital e clamídia

Ultrassonografia

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado.